quarta-feira, 26 de abril de 2017

OBRIGADO PRESIDENTE JOMAV. OBRIGADO CEDEAO E OBRIGADO MOVIMENTO NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL. OBRIGADO P5. OBRIGADO POVO GUINEENSE

De que o acordo de Conacry não foi cumprido na íntegra, não constitui novidades para nenhum de nós.
Todos sabemos que houve relutância em cumprimento de alguns pontos, sobretudo no que toca ao retorno incondicional dos 15 Deputados perseguidos e expulsos das fileiras do PAIGC, assim como o restabelecimento de funcionamento da ANP, bem assim a integração de todos no executivo.
De facto, o Acordo de Conacry não foi nada preciso e nem conciso na matéria de nomeação do Primeiro Ministro que cabe ao Presidente da Republica escolher aquele nome que mais lhe inspire confiança e que tenha maior base de apoio dos parlamentares.

ASSIM, 

No termo da missão da Comissão da CEDEAO, diz em Comunicado que  “A missão tomou boa nota da disponibilidade do Governo e do PAIGC a engajar um dialogo directo, afim de assegurarem a implementação prática dos Acordos de Conacry, convidando-os a entabular dialogo sem perda de tempo”; e mais: em caso de não se respeitar a decisão da CEDEAO ou na falta de acções concretas com vista a implementação prática, num prazo de 30 dias a contar desta data a delegação recomenda as autoridades de Chefes de Estado e de governos que aprovem a imposição por todos os Estados membros e a comunidade internacional de sanções adequadas contra os indivíduos, grupos de indivíduos ou de entidades que entravem a implementação harmoniosa dos acordos de Conacry, assim como seus colaboradores próximos, com efeitos imediatos.

1 comentário:

  1. Uma leitura muito ou mesmo muitíssimo tendenciosa dos Acordos (Roteiro) de Bissau e de Conakry; e também do presente comunicado, de passagens cá citadas neste presente artigo cá comentado (Cif., https://ditaduradoprogresso. blogspot.ch/2017/04/obrigado-presidente-jomav-obrigado.html#comment-form, acessado, 26.04.20 17).

    Em todo o caso, se tudo correr tal como previsto, teremos respostas de tudo dentro de 45 dias (30 + 15) ao mais tardar. Lá saberemos quem está na razão e quem está a dar o não-dito por dito.

    Tal como noutro tempo bem recente, no caso do nome da figura de consenso retido em Conakry para ser apresentado à nomeação ao nosso So Presi, Dr. JOMAV no posto do Primeiro-primeiro. Durante muito tempo dizia-se que se está em divergência com o fulano, beltrano, foi retido, não foi retido, e no fim de tudo veio a verdade à luz do dia. O nome de Sr. Augusto Olivais é que foi, de fato, retido em Conakry.

    Agora está-se a fazer crer que é a remodelação do Governo Sissoco que a Missão quer que seja. Está bom. Dentro de 45 dias... A ver vamos.

    Obrigado.
    Boa sorte a todos nós bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
    Que reine o bom senso.
    A. Keita

    ResponderEliminar

GUINÉ-BISSAU MADEM-G15 A BEIRA DE MAIORIA CONFORTÁVEL

O COORDENADOR DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS VEM SUBINDO CADA VEZ MAIS NA CONSIDERAÇÃO DOS GUI...