sexta-feira, 7 de abril de 2017

O GOVERNO DO REINO DE ESPANHA, A EXEMPLO DE VÁRIAS OUTRAS ORGANIZAÇÕES E PAÍSES, VEM ENCORAJANDO OS ESFORÇOS DO GOVERNO DE GUINÉ BISSAU NA SUA LUTA PELA NORMALIZAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO.

Cooperação

O GOVERNO DO REINO DE ESPANHA AO CONCEDER EMBARCAÇÕES APROPRIADAS E DESTINADAS A BRIGADA COSTEIRA DO GUARDA NACIONAL, VEM COROANDO OS ESFORÇOS DO GOVERNO DE GUINÉ BISSAU NA SUA LUTA PELA NORMALIZAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO PAÍS.
Enquanto os ex-membros dos governos demitidos desenvolvem campanhas contra a Guiné-Bissau e seu povo o Governo do General UMARO SISSOCÓ EMBALÓ  vem realizando e implementado as linhas mestras do seu Programa de Governação. 
Dado ao pragmatismo e o empenho e seriedade na gestão prática dos parcos meios e recursos internos algumas organizações e países atentos aos sinais fortes de boa governação associam-se aos esforços de estabilização do país, rumo ao desenvolvimento.

Assim, as Autoridades guineenses recebem vedetas de fiscalização marítima doadas pela Espanha, possibilitando a um melhor controle dos nossos mares e geração de mais e novas receitas para os COFRES DE ESTADO.
Segundo a ANG - O Primeiro-ministro manifestou-se hoje convicto que as duas vedetas de patrulha doadas pelo governo de Espanha irão capacitar os agentes da Guarda Nacional na fiscalização da Zona Económica Exclusiva (ZEE) nacional.

Umaro Sissoco Embalo que falava na cerimónia de entrega oficial das duas embarcações às autoridades nacionais, sublinhou a importância das mesmas no combate as actividades haliêuticas ilícitas, que se verificam nos mares do pais.
Na sua curta declaração no acto, o chefe do executivo guineense agradeceu ao governo espanhol pelos apoios que tem vindo a proporcionar à Guiné-Bissau no quadro da cooperação entre os dois países, no domínio da segurança, tendo exortado aos elementos da Guarda Nacional para fazerem o bom uso dos meios postos a sua disposição.



Com estes meios, segundo o porta-voz da Guarda Nacional guineense, a corporação está dotada de capacidades para fiscalizar todo o mar territorial da Guiné-Bissau.
"Enquanto país costeiro e com uma posição geográfica de valor estratégico no Atlântico Sul, a Guiné-Bissau poderá jogar um papel de charneira na luta contra a pirataria ", indicou Samuel Fernandes que salienta que desta forma se pode contribuir para a paz e segurança na sub-região.
De acordo com este responsável, a doação vem na sequência do projecto entre a Espanha e os países da sub-região chamado "West-Sahel", e que visa a união de esforços para fazer face à pesca ilícita, pirataria, migração clandestina, tráfico de drogas e de seres humanos.
O Embaixador, da Espanha no país, Juan Armando Porosa disse que o acto demonstra o nível de amizade e cooperação entre os dois países e ressalvou a importância destes meios na luta contra a prática de actos ilícitos no mar.

A cerimónia oficial de entrega dos dois patrulheiros marítimos, baptizados com os nomes de "3 de Agosto" e  "Ocante da Silva", foi assistido pelos membros do governo, conselheiros presidenciais e chefias das forças de Defesa e Segurança.




Sem comentários:

Enviar um comentário

GUINÉ-BISSAU MADEM-G15 A BEIRA DE MAIORIA CONFORTÁVEL

O COORDENADOR DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS VEM SUBINDO CADA VEZ MAIS NA CONSIDERAÇÃO DOS GUI...