quinta-feira, 6 de abril de 2017

EM CABO VERDE, PALCO DE CAMPANHA DIFAMATÓRIA DO DSP CONTRA AS NOVAS AUTORIDADES GUINEENSES E CONTRA O PAÍS O MINISTRO DE ESTADO, FLORENTINO MENDES PEREIRA DENUNCIA "CAMPANHA NEGATIVA PARA DIFAMAR" A GUINÉ-BISSAU

O MINISTRO DE ESTADO DEU, EM BOA HORA, O TROCO AO INVEJOSO E GANANCIOSO DSP, QUE APEGADO AO PODER, DESDENHA OS TITULARES DE SOBERANIA GUINEENSE COM CALUNIAS, MENTIRAS, DIFAMAÇÕES E "CAMPANHA NEGATIVA PARA DIFAMAR" A GUINÉ-BISSAU, O QUE MAIS NÃO PASSA DE DOR DE COTOVELOS.


Resultado de imagem para florentino mendes pereira cabo verdeCom efeito, segundo a Lusa, o Ministro de Estado, da Energia e Indústria da Guiné-Bissau, Dr. Florentino Mendes Pereira, denunciou hoje, na cidade da Praia, a "campanha negativa para difamar" o país", não obstante a situação política da Guiné Bissau "é estável", graça a clarividência do Chefe de Estado - Presidente JOMAV, que se vem revelando cada vez mais um estadista consócio das expectativas e anseios populares.


"A situação política na Guiné-Bissau é estável. A Guiné-Bissau é dos países mais calmos que conheço, o que há é uma campanha negativa de difamar a Guiné-Bissau da parte dos que não estão de acordo com o actual poder e com as autoridades do momento. 

De facto estes senhores oportunistas, vigaristas e bandisalons, que num passado recente assaltaram os cofres de Estado, usando o dinheiro do povo para suas pandegas, parodias e ansia de esbanjar e de ostentar riquezas mal adquiridos. 

Hoje pura e simplesmente se limitam em  não concordar com a posição dos dignos e honrados concidadãos que estão a dirigir o país".

Florentino Mendes Pereira, que é também secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), foi recebido hoje pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca na qualidade de ENVIADO ESPECIAL do Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz.


O Ministro de Estado foi portador de uma Mensagem do Chefe de Estado guineense para o seu homólogo Cabo-Verdiano, cujo teor não revelou aos jornalistas.

A comitiva do enviado guineense incluiu a Ministra Diretora de Gabinete do Presidente JOMAV, Dra. Gilda Lobo de Pina, e o carismático Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Dr. Hélder Vaz, o incorruptível e Senhor de Mãos Limpas.

A visita ao Chefe de Estado do país irmão da Guiné Bissau teve como objectivo a "troca de impressões sobre a situação política na Guiné-Bissau e na sub-região".

Segundo o Ministro de Estado, Florentino Mendes Pereira, o Presidente Jorge Carlos Fonseca aconselhou os responsáveis guineenses a prosseguirem o diálogo e a "tudo fazerem para que haja estabilidade internamente".

Em abono da verdade, "O diálogo é a única forma de resolver o problema da Guiné-Bissau e não ir para fora falar mal", considerou o Ministro de Esdtado Guineense.

Florentino Mendes Pereira adiantou ainda que a Guiné-Bissau tem um Governo que,  só não consegue aprovar o seu programa por causa do "bloqueio funesto e inconstitucional" da Assembleia Nacional Popular, perpetrado por Cipriano Cassamá a mando do Domingos Simões Pereira e que, "sem fundamento", não convocou a sessão para a aprovação do documento crucial de governação. 

Contudo, o Governo pautando pela utilização transparente de dinheiros de Estado vem somando popularidade e credibilidade junto dos principais parceiros de desenvolvimento da Guiné Bissau, que não param de reconhecer e de felicitar os níveis de esforços na gestão das coisas publicas e com sinais fortes assertivas de boa governação, promovidas pelo Governo de  General Umaro Sissocó Embaló

Enquanto secretário-geral do PRS, Florentino Mendes Pereira disse que se houver eleições antecipadas, o seu partido está preparado, mas adiantou que os períodos para a realização de eleições estão estabelecidos por lei.

"O PRS não teme as eleições. Se forem amanhã estamos prontos, somos o partido mais preparado para as eleições", disse.

A Guiné-Bissau enfrenta a crise política na sequência de adopção da politica de Terra Queimada promovidas por DSP, logo depois de ter sedo exonerado, devido a gestão pouco transparente e pela adopção da cleptocracia (Governação corrupta). Dia a dia DSP vem dando mostras de apego ao poder.

Divergências entre as duas principais alas - DSP e Braima Camará, no interior do PAIGC extravasou para o Parlamento guineense, consequentemente Domingos Simões Pereira e Cipriano Cassamá, decretaram o bloqueio da ANP desde a demissão do Governo corrupto e irresponsável de DSP, há cerca de ano e meio, pelo que sucessivos governos foram bloqueados e impedidos de fazer a apresentação a plenária da ANP dos seus planos de ação ou propostas de orçamento.

O PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas com 57 Deputados perde 15 Deputados, devido às divergências entre o Presidente do PAIGC e o Braima Camará,  lider da maior sensibilidade interna do PAIGC. 

De referir que o ainda Presidente do PAIGC e o Presidenteda ANP dizem que o impasse político só irá terminar com a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições gerais antecipadas. Tese negada sistematicamente pelo Presidente de Todos os Guineenses.
Uma missão da CEDEAO em Conacry, conseguiu bases para nomeação do actual Chefe do Governo da Guiné-Bissau, logo contestado pelo DSP e Cipriano Cassama. 

O Governo de Umaro Sissoko conta com os apoios de uma maioria de 56 Deputados, sendo 41 de PRS, 12 do Grupo 15, 2 Deputados de Nado Mandinga e 1 de PND contra os 45 do PAIGC e 1 Deputado de União para a Mudança.

Assim sendo, o actual Governo conta com os apoios de 56 Deputados, contra 45 controlados por DSP.

Sem comentários:

Enviar um comentário

GUINÉ-BISSAU MADEM-G15 A BEIRA DE MAIORIA CONFORTÁVEL

O COORDENADOR DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS VEM SUBINDO CADA VEZ MAIS NA CONSIDERAÇÃO DOS GUI...