domingo, 31 de julho de 2016

HÁ MEDIDAS OU DECISÕES JUDICIAIS QUE COMPROMETEM A JUSTIÇA GUINEENSE.

Alguns Juízes GUINEENSES serão julgados pela História! 

Todos eles foram escolhidos ou enquadrados para o bem servir ao povo trabalhador e a toda população GUINEENSE. O compromisso é servir a Pátria, baseado nas Leis e segundo suas consciências. Contudo, tem havido muitos excessos e comportamentos suspeitos da parte de alguns homens da Lei. Agem como se recebem algo em troca de seus pronunciamentos. 

A este propósito, refiro-me ao recente julgamento do Activista dos Direitos Humanos, DOKA INTERNACIONAL, O DENUNCIANTE, que não obstante ter exibido e apresentado provas contra N'Dinho o Tribunal recusou liminarmente os elementos probatório, que sustentam as acusações do Denunciante: PUTO DE MANCHESTER. . Doka Internacional-  O DENÚNCIANTE  deniferreira2009@gmail.com                     Durante os dias do julgamento foi denunciado que o Queixoso Armando Correia Dias, terá deslocado ao Gabinete do Juiz do caso, onde terá permanecido durante cerca de trinta minutos.

Para qualquer Magistrado que se preze e que se preocupa com ética DEONTOLOGIA da magistratura judicial isso é um ato de grande desconfiança não só sobre a imagem e o bom nome do Homem da Lei, mas também uma gritante irresponsabilidade, passível de accionar a sindicância judicial ou mesmo desencadear averiguações da Inspecção Judicial, ou mesmo uma acção do Ministério Público, para se apurar a verdade dos factos.

Mario Ialá Delegado do Ministério Publico junto dos Tribunais
Eles, o Juiz Gabriel Djedjo e o Delegado do MP, Mário Ialá, por conivência, ignorância, falha ou omissão, quebraram aos pedaços as nossas Leis, ou seja, decompuseram e desestruturaram aquilo que seria o maior julgamento contra corrupção e banditismo. Lamentavelmente, escolheram contribuir para o deteriorar da nossa paz e justiça social. Pena mesmo! 
A troco de quê, só Deus sabe lá, porque quando um Magistrado faz vista grossa sobre as ilegalidades, abusos e impunidade - conhecendo este país como poucos - tudo leva a depreender que alguma coisa terá circulado debaixo da mesa e, não deve ser soma insignificante. 
"KUMA SI GARANDI RIANTA CALÇA, ANTA I KA SOM PA MIJA", OU SEJA, "AMPUS, SI DUS MAGISTRADOS ARRISCA I É CETA FITCHA UDJUS Ó NEGA PROVAS NA UM JULGAMENTO, ANTA I KA CUSSA-SINHO KU TCHIGA ELIS MOM"
É, MA GUINÉ FORONTA !

segunda-feira, 25 de julho de 2016

CORRUPÇÃO NA GUINÉ BISSAU E NALGUMAS INSTÂNCIAS JUDICIAIS, COMO FUNCIONA ?

EM HOMENAGEM II AO INTERNACIONAL PUTO DE MANCHESTER, DOKA INTERNACIONAL, PROPOMOS FALAR DA CORRUPÇÃO E SEUS CONTORNOS NA GUINÉ BISSAU.

ANTES DE MAIS, BREVE INTRODUÇÃO SOBRE A CORRUPÇÃO: 

Significado de Corrupção

Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.
Etimologicamente, o termo "corrupção" surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. 
A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.
A corrupção é um meio ilegal de se conseguir algo, sendo considerada grave crime em alguns países. Normalmente, a pratica da corrupção está relacionada com a baixa instrução política da sociedade, que muitas vezes compactua com os sistemas corruptos. 
A corrupção na política pode estar presente em todos os poderes do governo, como o Legislativo, Judiciário e Executivo. No entanto, a corrupção não existe apenas na política, mas também nas relações sociais humanas, como o trabalho, por exemplo. 
Para que se configure a corrupção, são precisos no mínimo dois atores: o corruptor e o corrompido, além do sujeito conivente e o sujeito irresponsável, em alguns casos.
  • Corruptor: aquele que propõe uma ação ilegal para benefício próprio, de amigos ou familiares, sabendo que está infringindo a lei;
  • Corrompido: aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de dinheiro, presentes ou outros serviços que lhe beneficiem. Este indivíduo também sabe que está infringindo a lei;
  • Conivente: é o indivíduo que sabe do ato de corrupção, mas não faz nada para evitá-lo, favorecendo o corruptor e o corrompido sem ganhar nada em troca. O sujeito conivente também pode ser atuado e acusado no crime de corrupção, segundo prevê o artigo 180 da Convenção Federal do Brasil;
  • Irresponsável: é alguém que normalmente está subordinado ao corrompido ou corruptor e executa ações ilegais por ordens de seus superiores, sem ao menos saber que esses atos são ilegais. O sujeito irresponsável age mais por amizade do que por profissionalismo;
A corrupção ainda pode significar o desvirtuamento e a devassidão de hábitos e costumes, tornando-os imorais ou anti-éticos, por exemplo.

Corrupção no Brasil

No Brasil, está tramitando um projeto de lei que passa a considerar a corrupção um crime hediondo, conforme previsto no decreto federal que regulamenta a Lei nº 12.846/13, que pune os acusados entre 4 a 13 anos de reclusão, sem direito a pagamento de fiança para serem libertados, indultos ou anistia.
No entanto, mesmo com leis aparentemente bastante severas para combater a corrupção, o Brasil continua a ser um dos países com grandes escândalos envolvendo desvios de dinheiro público, subornos e demais ações de corrompimento. 
Um dos casos mais conhecidos de corrupção no Brasil foi o chamado Mensalão, que foi denunciado em 2005 pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), como um esquema de pagamentos no valor de R$ 30 mil que eram feitos mensalmente a deputados para favorecer interesses político-partidários.
Saiba mais sobre o significado de Mensalão.

Corrupção da Petrobras 

Outro caso, que teve destaque internacional, envolve a acusação de corrupção da Petrobras, empresa estatal de extração de Petróleo brasileira. 
Segundo as acusações, vários partidos políticos estariam envolvidos no esquema, entre eles o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Progressista (PP) e o PMDB.
Saiba mais sobre o significado de Petrolão.

Tipos de corrupção

  • Corrupção ativa: quando um indivíduo oferece dinheiro a um funcionário público em troca de benefícios próprios ou de terceiros;
  • Corrupção passiva: quando um agente público pede dinheiro para alguém, em troca de facilitações para o cidadão. 

GUINÉ BISSAU QUO VADIS?

Por, Gorky Medina

Há exactamente 11 meses que já ouvi tudo sobre a justiça de mesmas pessoas: em Julho de 2015 cheguei a Bissau e alguns membros do governo estavam a ser investigados e foram submetidos a medidas de coacção como termo de identidade, nessa altura, ouvi suspeições das mais incríveis sobre a justiça. Aliás, lembro mesmo dos insultos nas redes sociais e nos Bloggs que se faziam ouvir dirigidos ao PR e ao então PGR.
Como se isso não bastasse, foi mesmo sugerido um debate parlamentar sobre a justiça pelo partido que suportava o então governo, tudo porque estavam a investigar o então Ministro dos Negócios Estrangeiros. A evolução dos acontecimentos deu-nos uma demissão do governo três semanas depois e de seguida a formação de um novo governo, alegadamente, sem que se cumpra os requisitos formais exigidos pela Constituição da República, entrou-se com um incidente de inconstitucionalidade que o STJ decidiu dar provimento declarando a inconstitucionalidade formal e material da nomeação do governo.
Depois disso, passamos a ouvir maravilhas da Justiça guineense: àqueles que tinham passado um ano a desrespeitar justiça e a duvidar dela - temos um conselheiro de um ex primeiro ministro e deputado com pena de prisão que já transitou em julgado sem que se efectivasse essa pena por causa de suposta imunidade parlamentar - são agora os novos defensores da justiça. Ai de quem ousasse questionar algo relacionado com a justiça, seria crucificado e vexado em público.
Mas o melhor disso tudo, àqueles que a decisão desfavorecia, o PR, recolheu a sua viola no saco, e nem uma palavra. Acatou a decisão e cumpriu-se o decretado no Acórdão do Supremo e o partido com maioria parlamentar efectiva formou o seu governo. O que se seguiu, terá sido humilhante do ponto de vista do ego do PR.
A justiça, o novo menino-bonito do sistema, saiu reforçada. Todos em uníssono, reconheciam os seus méritos e a ameaça ao recurso aos tribunais para dirimir o conflito político que estava em curso, passou a fazer parte do discurso político. 
O advento do mês do Advento (passe a redundância), novos factos aconteceram e, de facto, passou a ser difícil poder efectivar a maioria que todos sabíamos que era detido pelo partido que formava o governo. As maiorias políticas acima de tudo é uma realidade de facto e não virtual. Ou seja, moralismos barato à parte, quem detém uma maioria tem de poder aprovar no hemiciclo os instrumentos fundamentais da governação: o programa de governo e o Orçamento Geral de Estado, facto que não sucedeu.
Depois disso, entramos de novo em batalhas judiciais, primeiro com providencias cautelares demandados de parte em parte e todos eles foram decretados, instando à outra parte a cessação da prática de certos actos. As referidas providencias trouxeram uma nova visão da justiça: àqueles que a partir de Setembro diziam maravilhas da Justiça, passaram a desrespeitar a decisão que lhe era desfavorável e começaram a prestar declarações que questionava a seriedade da Justiça.
Para piorar, essa visão nefasta da justiça, ouve uma declaração de inconstitucionalidade da decisão fundamental que permitisse a manutenção do governo, ou seja, a decisão da comissão permanente de expulsar os deputados do partido que formava o governo, já não podia ser levado à frente, e de facto, o partido perdera a sua maioria.
Isso acarretou uma nova demissão do governo em Maio e foi convidado o segundo partido mais votado a formar governo, desde que se prove a garantia de estabilidade desse governo. A estabilidade aqui significaria provar que de facto, o governo a ser formado provaria de facto, que reuniria maioria suficiente para fazer aprovar os seus instrumentos de governação: o seu programa e o seu Orçamento.
Não estando de acordo, o partido que detinha a maioria parlamentar e que formara o governo demitido, dedidiu recorrer ao tribunal: num primeiro momento exigindo ao STJ que ordenasse o cumprimento do Acórdão de Setembro do ano passado que declarou inconstitucionalidade material e formal da decisão do PR; após desistência desse procedimento, avançou-se, por via de uma demissão do director da rádio nacional, com um incidente de inconstitucionalidade da nova nomeação de governo.
Na sexta passada, dia 15.07.16, o STJ negou provimento do incidente de inconstitucionalidade e ontem, a parte que perdeu, mostrou o que realmente pensa da justiça. Reparem nesta resenha: há uma demonstração de que a Justiça para alguns, só é justa quando emana dela uma decisão favorável. Quando não é, a justiça é maior cancro da nossa sociedade e foi visto ontem.
Pior ainda, quando agentes de justiça como advogados, têm esse tipo de opiniões sempre que a parte que patrocinam obtenha uma uma decisão desfavorável, isso não só demonstra um mau perder como é um caminho extremamente perigoso.
Eis o país que temos, eis a forma de actuar das nossas figuras de proa. A pior forma de violação da separação de poderes, é quando há um total desrespeito pelas decisões emanadas de órgãos de soberania com funções que constituem alicerce dessa separação de poderes.
Um partido que em 43 anos de independência do país o governou durante 40, ser ele quem questiona a seriedade de instituições que em grande parte a sua organização dependeu desse mesmo partido, é uma atitude deplorável.
Fair play político precisa-se urgentemente senão isto nunca mais vai andar. GMM 17.07.2016

domingo, 17 de julho de 2016

QUEM SABE FAZER A GUERRA, NEM SEMPRE SABE FAZER A PAZ

HOJE ALGUÉM DISSE A UM DOS EDITOR-CHEFE "QUE O QUE MAIS SABE FAZER - É FAZER A GUERRA E PAZ". TUDO BEM, VAMOS VOLTAR A ESTE ASSUNTO É COMENTÁ-LO, PORQUE EM GERAL OS QUE SABEM FAZER A GUERRA NÃO SABEM FAZER A PAZ.
POR OUTRO LADO, NÓS SABEMOS FAZER A GUERRA, PORQUE SABEMOS FAZER E BEM A PAZ.

NÔ BAI, SOM...., PORQUE ISTO AINDA MAL COMEÇOU E NÃO QUEREMOS SER NÓS A CONTRIBUIR PARA CERTAS SITUAÇÕES.
CONTUDO, PARA CERTOS NÍVEIS, TEM DE HAVER CONTENÇÃO E NÃO TER COMPORTAMENTOS QUE LEVEM A QUE AS COISAS SE EXTRAVASEM. 

HÁ, AINDA, MUITA COISA A SEREM FEITA, PELO QUE RECOMENDO A PRUDÊNCIA, TOLERÂNCIA, DISCERNIMENTO E NADA DE REVANCHISMO OU REMOER DOS SENTIMENTOS DE ÓDIO OU DE RAIVA NA GESTÃO DE EMOÇÕES E DE SITUAÇÕES MENOS BOA.

ISTO PORQUE, NO ÂMBITO DE UMA RELAÇÃO TODOS TÊM VIRTUDES E DEFEITOS. TODOS TEMOS PODRES. VAMOS COM CALMA, CONSIDERAÇÃO E RESPEITO MÚTUO , PORQUE O PROCESSO NOS UNIU, EMBORA DIFERENTES. 

A COESÃO RECOMENDA-SE, PORQUE A LUTA AINDA CONTINUA E VEM ASSUMINDO OUTROS CONTORNOS E NOVAS ESTRATÉGIAS DA PARTE CONTRÁRIA. TEMOS DE CERRAR FILEIRAS.

KIM, KU KA IARA KUMPANHER, NA ÉS PROCESSO??!? 

HUUUM,?!? Nô-Bai!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

HOMENAGEM AO DENUNCIANTE MAIS TEMIDO DA HISTORIA DOS BLOGUES E SITES GUINEENSES - DOKA INTERNACIONAL, O PUTO DE MANCHESTER:

FINALMENTE, O DOKA INTERNACIONAL SERÁ JULGADO HOJE (QUINTA-FEIRA, PELAS 09H00), E TODOS SEUS LEITORES E SEGUIDORES FICARÃO A SABER QUE O DOKA INTERNACIONAL NÃO MENTE E NEM INVENTA FACTOS NAS DENUNCIAS QUE VEM FAZENDO.
TODOS FICARÃO A SABER, QUE AS DENUNCIAS DO DOKA INTERNACIONAL SÃO FACTUAIS E REAIS.
OBRIGADO A JUSTIÇA GUINEENSE POR TER DECIDIDO LEVAR O DOKA AO JULGAMENTO, O QUE SERÁ OCASIÃO PARA SE PROVAR QUE QUEM TEM RABO DE PALHA NÃO DEVE SER SENSÍVEL AS DENUNCIAS.
A GUINÉ BISSAU E O MUNDO VÃO CONHECER TODA A VERDADE SOBRE AS DENUNCIAS CONTRA O ARMANDO CORREIA DIAS. O QUE O DOKA TEM OU TRAZ NA MANGA??! SURPRESAS. SERÁ O JULGAMENTO DA DÉCADA.

Em memoria de todas as vitimas e familiares injustificados, Doka internacional promete que vai acabar com o ciclo de impunidade de Armando Correia Dias.
Quinta feira, 7 de Julho, as 9 horas da manhã no tribunal regional de Bissau. 

PENA É QUE ESTAMOS EM FRANÇA E SÓ VOLTAMOS PARA SEMANA, SENÃO SERIAMOS DOS PRIMEIROS A ESTAR NESTE HISTÓRICO JULGAMENTO, PARA SOLIDARIZAR COM O DOKA DENUNCIANTE E ACTIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS.
CONTUDO, DOKA SABERÁ DAR O SHOW, TENDO EM CONTA SUAS INUMERAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO NOS TRIBUNAIS DE EUROPA.

A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS, O DSP JÁ NÃO ENGANA ESTE POVO E MUITOS QUE O APOIAVAM JÁ VEM SALTANDO DO BARCO, PARA KA URDUMUNHO Ó ONDA GIGANTE BIM N'GULI ELIS.

SUMA PUNTA I KA TUDJIDU: uma pergunta para AAS (Antonio Aly Silva):

,POR QUE É QUE ANTONIO ALY SILVA JÁ NÃO FALA MAL DOS JUÍZES?
ALGUÉM DISSE E COM RAZÃO: "FICOU ENTALADO E COM CÚ A TREMER
DE MEDO"
NÃO SEI SE JÁ REPARARAM ELE AGORA JÁ NÃO FALA MUITO.
QUE ESTRANHO?
AMI N'PUNTA-NAM DÊ!
NÔS TAMBI I RAPARA-DJÁ KUMA CIPRIANO CASSAMÁ I SUBSTITUTO DI DSP NA DIRECÇÃO DI PAIGC?

sexta-feira, 1 de julho de 2016

QUAL A AGENDA POLITICA DO BRAIMA CAMARÁ ?


NA HORA DA VERDADE, IMPÕEM-SE CLARIFICAR ALGUMAS SITUAÇÕES EM TORNO DE FIGURAS EMBLEMÁTICAS QUE MARCARAM A POLITICA GUINEENSE NOS ÚLTIMOS VINTE MESES. 

BRAIMA CAMARÁ, PERSISTE NA RECUSA DE ASSUMIR RESPONSABILIDADES CIMEIRA A FRENTE DO GOVERNO. DEU O NEGA POR DUAS VEZES.

O DITADURA DO PROGRESSO, está na posse de elementos que dão conta da recusa do Braima Camará, por duas vezes em momentos diferentes, de assumir as funções do Primeiro Ministro da Guiné Bissau, não obstante ter sido convidado pelo Presidente Mario Vaz.

O que está por detrás destas recusas?
Qual a Agenda Política de Braima Camará?
O que pretende afinal este Lider de opinião e de facção ou ala ou ainda sensibilidades dentro do PAIGC?

Vamos procurar nas proximas edições trazer ou dar respostas a estas grandes interrogações sobre QUAL A AGENDA POLITICA DE BRAIMA CAMARÁ, MUITO COMBATIDO E TEMIDO POR DSP E ACTUAL DIRECÇÃO DO PAIGC.

NA ERA DA MUDANÇA E/OU DAS GRANDES DECISÕES:

Uma nova fase para o Ditadura do Progresso. 
Editorial
Sidi da Costa
28 Junho 2016

O DITADURA DO PROGRESSO saúda seus estimados visualizadores  e leitores ávidos dê informações e de artigos de fundo ou de intervenção – contrastando as tendências de monopólio de informação e de órgãos de comunicação social Guineense por parte do DSP e do seu BANDO MAQUIAVÉLICO. A todos, bem-vindo a nova fase do  Ditadura do Progresso.

Nesta nova fase o nosso Blog, irá encontrar contemplar conteúdos abertos e exclusivos para os nossos seguidores, através de artigos de opiniões ou desenvolvimento dos sentimentos expressos nas redes sociais. 

As informações serão imparciais e tratadas com rigor, objectividade, isenção e sem ligeireza, conceitos que habituámos os nossos leitores que apreciam muito o outro lado das coisas, aprimorando o contraditório.

Continuaremos a aprimorar a intervenção política e social. Contudo, os artigos de reflexão e de opiniões não deixarão de merecer a nossa atenção, sobretudo os que versam as áreas socioeconómica.

Outrossim, pelo nosso/vosso Blog passará muitos artigos ou trabalhos sobre os países da CPLP, particularmente sobre a organização dos falantes de português.

Internamente, vamos continuar a dar a voz aos discriminados e aos marginalizados no interior das organizações políticas e de todos aqueles que são marginalizados ou ignorados pelos órgãos da comunicação social.

Não tem sido fácil prossecução dos nossos objectivos, devido a uma serie de intempéries e vicissitudes.  No geral, laboramos num ambiente por vezes hostil, mesmo quando quisermos defender a reposição ou veicular a verdade dos factos.  Nas nossas páginas fomos escrevendo a história da resistência a um poder agressivo e feroz do DSP, cujo regime foi o mais difícil em quatro décadas da independência.

O DITADURA DO PROGRESSO contribuiu para mudar a realidade que o DSP e sua entourage criou, para se poder perpetuar no poder. A Guiné Bissau é hoje diferente. Neste particular, o nosso Blogue deve poder adaptar-se e estar em melhores condições de acompanhar esta NOVA FASE do Desenvolvimento socio-politico e económico da Guiné Bissau.

Nesta base temos de nos organizar para estar à altura de poder acompanhar as novas autoridades e a sociedade, no seu todo, nesta Hora de Transformações e de mudanças de paradigmas, que levem a reposição do papel dos mídia outrora desvirtuadas ou prostituídas pela ligeireza e ganancia dos seus responsáveis que não só se venderam, como também entregaram os respectivos órgãos.

Mesmo querendo, nós não vamos parar por aqui, porque o país e o povo precisam de nós. Estamos a ponderar novas formas e perspectivas de abordagem.

Esperamos que os nossos leitores e o grande publico internauta nos acompanhem. Em parcos seis meses tivemos 688 edições, o que não é nada mau para um blogue de intervenção, que tem 3 Editores em Africa, Europa e America.

Estamos certos que tarde ou cedo o DITADURA DO PROGRESSO será o seu Blogue de eleição, pelo que tudo faremos para continuar a merecer a vossa confiança e suprir a vossa avidez por informação realista, isenta, objectiva, imparcial e transparente, levando para junto de vós o que de mais importante se passa na Guine Bissau, tanto dentro e fora do Estado, assim como nos diferentes substractos e segmentos sociais.

PASSE A PALAVRA: DITADURA DO PROGRESSO, TARDE OU CEDO O SEU BLOGUE, POR ISSO PRIMAMOS PELA VERDADE DOS FACTOS, CONTRA AS MENTIRAS, MANIPULAÇÕES E MAQUIAVELISMOS, VENHAM DONDE VIER.

SOMOS PELA EQUIDISTANCIA, ISENÇÃO E LIBERDADE DE IMPRENSA.


BEM HAJA!

GUINÉ-BISSAU MADEM-G15 A BEIRA DE MAIORIA CONFORTÁVEL

O COORDENADOR DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS VEM SUBINDO CADA VEZ MAIS NA CONSIDERAÇÃO DOS GUI...