quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

MENSAGEM DO FIM DE ANO, PROFERIDA HOJE 31 DE DEZEMBRO 2015, POR SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPUBLICA, Dr. JOSÉ MÁRIO VAZ

Obrigado O DEMOCRATA, POR NOS TER FACILITADO COPY E COLAR A MENSAGEM DA SUA EXCELÊNCIA O Presidente da República da Guiné-Bissau, Dr. José Mário Vaz

Na sua Mensagem de fim do ano o Presidente Mário Vaz afirmou hoje, 31 de Dezembro de 2015, no tradicional discurso do fim do ano que “não equaciono a hipótese de dissolver a Assembleia, Nacional Popular, uma vez que os custos desse acto seriam maiores que quaisquer eventuais benefícios”. 

O chefe de Estado guineense reconhece ainda que “o Ano 2015 não foi um ano fácil, foi antes sim um ano difícil. Contudo, temos de reconhecer a nossa sociedade consolidou, na prática, ganhos significativos no âmbito do nosso processo democrático”.

Éis na íntegra o discurso à Nação de Sua Excelência Presidente da República, José Mário Vaz:

  • Caros Compatriotas,
Chegados ao fim de mais um ano, o ano de 2015, apresento-me perante todos vós – cidadãos guineenses, residentes no país ou no estrangeiro, bem como cidadãos estrangeiros que escolheram o nosso país para viver e trabalhar – para vos apresentar os meus mais calorosos cumprimentos de Novo Ano.
Desejo a todos, um Feliz ano de 2016, fazendo votos que seja um Ano de paz, saúde e prosperidade para todos e a cada um de nós!
Estes meus votos são particularmente dirigidos aos nossos concidadãos enfermos, estejam eles em casa ou internados em qualquer serviço hospitalar e que, por esse ou outro motivo, não podem participar na plenitude das festividades da entrada do Novo Ano.
  • Caros Concidadãos,
Como é costume, a Mensagem de Novo Ano, para além de permitir que enderece os votos iniciais que acabo de formular, constitui, igualmente, momento adequado de balanço e reflexão, mas também ocasião soberana para renovar esperanças e ambições, bem como reorientar objectivos nacionais e perspectivar acções a serem empreendidas no decurso do novo ano. Com efeito, são esses os propósitos desta singela mensagem de Ano Novo que hoje vos dirijo.
  • Mulheres e Homens Guineenses,
Contrariamente à expectativa inicial de todos nós, a nossa caminhada no sentido da estabilidade governativa, foi afectada por uma grave crise política que pôs em causa o regular funcionamento das instituições da República, que conduziu à vicissitude constitucional do primeiro Governo desta Legislatura.
A mudança então operada no Governo, foi-nos imposta pela alteração superveniente dos pressupostos que garantiam a estabilidade governativa até ao final da legislatura, que pese embora os nossos esforços, não fomos, todos nós, capazes de evitar.
A este facto, seguiu-se uma sucessão de eventos que logramos gerir com serenidade e elevado sentido de responsabilidade, por forma a que todo o exercício democrático de cidadania se confinasse aos limites do quadro constitucional e não se tivesse degenerado em caos social susceptível de pôr em causa a ordem constitucional, bem como a unidade do comando do Estado, como incompreensivelmente à data pretendido por alguns sectores sociais.
As dificuldades experimentadas na gestão da crise, ofereceram-nos também uma oportunidade para retirar ensinamentos da sabedoria sensatamente condensada por Sir Winston CHURCHILL – que ora partilho – segundo a qual «um optimista vê uma oportunidade em cada dificuldade».
É verdade que a tempestade político-institucional, que ventos adversos nos obrigaram a enfrentar, reflectiu-se negativamente na vida do país. Contudo, temos todos de ser capazes de reconhecer que serviu igualmente como uma oportunidade para testar e confirmar a resiliência das nossas instituições, a autoridade e solidez do nosso Estado e das suas instituições, bem como a maturidade política do povo guineense.
Nesta ordem de ideias, enquanto Comandante Supremo das Forças Armadas, que me seja permitido realçar o papel republicano das nossas Forças de Defesa e Segurança que, apartando-se completamente das querelas político-partidárias, restringiram-se ao seu papel constitucional de subordinação aos poderes civis democraticamente estabelecidos e de garante da soberania e segurança nacionais, dando assim mais um elevado exemplo de patriotismo, na senda dos exemplos heróicos da epopeia da Luta de Libertação Nacional.
Aproveitamos este momento para enaltecer a assistência e o apoio prestado pela Comunidade Internacional e os nossos parceiros de desenvolvimento em geral (Organização das Nações Unidas, União Africana, União Europeia e CPLP) na busca de consensos políticos para os nossos desafios institucionais e, em particular, o importante contributo da CEDEAO, que se empenhou activamente na busca de soluções para a situação política então vivida no país, à qual me associei, entre outros, tomando parte na Conferência de Chefes de Estado realizada em Dakar em Agosto de 2015, em que a crise guineense foi um dos pontos da agenda de trabalhos.
Quero reiterar aqui a minha saudação e reconhecimento aos meus pares da CEDEAO, em particular, os meus amigos e irmãos: Presidente Macky Sall, Presidente em Exercício da CEDEAO, Presidente Alpha Condé, Mediador da crise na Guiné-Bissau e Presidente Muhammadu Buhari, Coordenador do Grupo de Contacto sobre a Guiné-Bissau.
Graças aos seus empenhos, a organização designou o Presidente Olusegun Obasanjo para ajudar o nosso país a ultrapassar aquele difícil momento político.
Ainda neste capítulo, permitam-me dedicar uma saudação de reconhecimento e apreço às mulheres e homens da ECOMIB presentes no país em missão de paz, segurança e, acima de tudo, solidariedade.
Embora vos acolhamos com imensa satisfação no nosso país, não nos consola o facto de saber que estão a passar esta quadra festiva longe do conforto dos vossos lares, do carinho dos vossos familiares e amigos, enfim, longe dos que vos são mais queridos.
Quero através dessas mulheres e desses homens, aproveitar mais esta ocasião para estender um abraço fraterno aos Chefes de Estado dos  respectivos países e povos irmãos da CEDEAO.
  • Caros Compatriotas,
O ano de 2015 não foi um ano fácil, foi antes sim um ano difícil.
Contudo, temos de reconhecer que a nossa sociedade consolidou, na prática, ganhos significativos no âmbito do nosso processo democrático.
Refiro-me, fundamentalmente, ao respeito pelos mais sagrados princípios, valores, direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, consagrados na nossa Lei Magna, perante a qual devemos todos nos inclinar.
Neste particular, algumas das liberdades como a liberdade de expressão, de imprensa e manifestação, foram exercidas até à exaustão em 2015, como nunca antes tinha acontecido na história do nosso país.
Contudo, registamos todos, com a satisfação que advêm do nosso compromisso sagrado de consolidação do Estado de Direito democrático na Guiné-Bissau, que não foi registado um único caso de uma única pessoa detida, presa, violentada ou assassinada, pela simples circunstância de exercer essas ou quaisquer outras liberdades, como, infelizmente, era recorrente acontecer num passado bem recente.
Mas, se concordamos todos o quão sagrado é o exercício dos direitos e das liberdades, enquanto comunidade politicamente organizada em Estado, é fundamental não esquecermos os deveres e as responsabilidades a eles inerentes.
  • Caros Compatriotas,
Se é verdade que o ano de 2015 foi um ano de desafios, também não é menos verdade que foi um ano em que o país teve conquistas assinaláveis, em particular, nos planos económico, diplomático e da cooperação internacional.
Para citar alguns exemplos, o ano de 2015 foi o ano em que todas as forças vivas da Nação concorreram para o êxito da Mesa Redonda de Bruxelas. Em compensação desse esforço nacional, consubstanciado no Plano Nacional de Desenvolvimento “Terra Ranka”, recebemos garantias de apoio financeiro considerável dos nossos parceiros internacionais de desenvolvimento, aos quais reiteramos agradecimento em nome do povo guineense, pela sensibilidade e interesse que sempre demonstraram na apreciação das nossas questões.
Para que essas promessas possam realmente contribuir para a melhoria das condições de vida das nossas populações, através da criação de mais riqueza e emprego – e não um fardo para os nossos filhos e netos – exige-se e espera-se de nós trabalho, mais trabalho e muito trabalho, acompanhado por uma boa gestão dos fundos prometidos.
Pois, esses fundos serão desbloqueados não através de simples fichas de projectos, mas sim mediante projectos concretos, em que aspectos importantes como estudos de viabilidade técnico-financeira não podem ser negligenciados.
Mas 2015 foi sobretudo marcado pela histórica e honrosa visita ao nosso país do Rei de Marrocos, Sua Majestade Mohammed VI – um amigo da Guiné-Bissau.
A visita do Rei Mohammed VI deu uma grande visibilidade ao nosso país e desfez o mito de insegurança que pairava sobre o nosso solo pátrio, para além de abrir grandes perspectivas de cooperação com o Reino Sherifiano de Marrocos, que os vários acordos assinados nos mais diversos domínios são disso testemunho.
Mas a presença do Soberano Marroquino entre nós serviu também para abrir uma janela de oportunidades com todo o mundo árabe. Por isso, deixo aqui um apelo ao Governo no sentido de criar as melhores condições e agilizar os mecanismos para a materialização dessas oportunidades.
  • Caros Compatriotas,
Ainda no decurso do ano 2015, tive o privilégio de representar o nosso país em eventos de relevante importância, permitindo-me destacar: a Cimeira Índia-África, a Cimeira China-África e a Cimeira de Paris sobre o Clima.
À margem dos trabalhos da Cimeira Índia-África, ofereceu-se-nos a oportunidade de manter um encontro bilateral bastante frutuoso com o Chefe do Governo da Índia,Narendra Modi, durante o qual recebemos a promessa de financiamento de projectos no valor de 250 milhões de dólares, para a agricultura, emprego jovem e energia.
Na Cimeira China-África, tivemos a grata honra de participar num pequeno-almoço de trabalho com o Chefe de Estado chinês, o Presidente Xi Jinping. As mais altas autoridades deste país amigo manifestaram a disponibilidade em financiar um grande número de projectos, com especial incidência no sector agrícola. Da nossa parte, exige-se uma vez mais a apresentação de projectos concretos e bons, porquanto com grande impacto na nossa economia.
Por seu turno, a nossa presença na Cimeira de Paris sobre o Clima serviu para, perante o testemunho de outros líderes mundiais, manifestar a preocupação das autoridades da Guiné-Bissau sobre o aquecimento global e o nosso compromisso na implementação de acções resultantes do Acordo de Paris.
Por fim, nos últimos dias, no plano interno, recebemos em visita de cortesia, uma importante delegação da diáspora guineense, onde tivemos oportunidade de confraternizar, discutir e partilhar os desafios do país, bem como a implicação da diáspora na resolução dos problemas que hoje afectam o nosso país. Foi um encontro que nos encheu de orgulho e ainda mais convictos de que dispomos de recursos humanos para dar resposta a muitas das nossas insuficiências governativas.
  • Caros Concidadãos,
Vamos iniciar um Ano Novo e com ele a possibilidade de uma vida nova, razão pela qual a esperança é o sentimento que hoje mais nos anima.
Estamos esperançados que os desafios institucionais que hoje vivemos, em particular os que se referem à Assembleia Nacional Popular, merecerão uma resposta coincidente com a vontade real ou presumível do povo e com os superiores interesses da Nação.
Para tanto, é imperioso que os Partidos Políticos representados na ANP, em particular as suas lideranças, sejam capazes de promover a cultura de diálogo e a coesão interna, condições sine qua non para gerar entendimentos que possam servir de base a consensos nacionais alargados.
Consensos esses que garantam os pressupostos de uma estabilidade governativa que todos desejamos, porquanto em democracia parlamentar o Governo é expressão e emanação da vontade da maioria do povo representada pela legitimidade dos Deputados da Nação.
Olhando para o passado recente, temos que ter a humildade para reconhecer que se tivéssemos feito um juízo de prognose póstuma, havia muita coisa que certamente poderíamos ter feito diferente. Essas lições aprendidas, devem servir para não persistirmos no erro a que a dimensão dos nossos egos o mais das vezes nos conduz.
Enquanto Chefe de Estado e garante da estabilidade e do regular funcionamento das instituições, reafirmo o meu compromisso e a minha inteira disponibilidade, pessoal e institucional, para promover as diligências que possam conduzir a uma solução governativa sustentável.
Por acreditar ser possível criar condições de estabilidade governativa no quadro da actual configuração e dinâmica política parlamentar, não equaciono a hipótese de dissolver a Assembleia Nacional Popular, uma vez que os custos desse acto seriam maiores que quaisquer eventuais benefícios.
  • Minhas Senhoras e Meus Senhores,
A visibilidade que despertamos ao mundo deve beneficiar a nossa economia, mas também orgulhar os nossos concidadãos – tanto os residentes, como os espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Para conseguirmos esse duplo benefício, devemos ser capazes de vencer a afronta da pobreza e perder o complexo de sujar as mãos.
É chegada a hora do combate à pobreza sair do plano teórico e dos discursos, para se traduzir em acções concretas no nosso quotidiano.
Pedir, pedir sempre, não dignifica ninguém. Temos de começar a relacionar com o mundo na base de respeito e igualdade, receber dos outros sim, mas, em contrapartida, dar algo em troca – Somos merecedores de uma atenção especial sim, mas não temos que ser eternos pedintes.
A natureza deu-nos tudo o que necessitamos para atingir esse desiderato: clima propício, terra arável, recursos pesqueiros e minerais, fauna e flora abundantes. Basta arregaçarmos as mangas, meter as «Mãos Na Lama» e juntarmos a esses elementos naturais, uma cultura de trabalho sério, determinação e força de vontade para nos libertarmos do permanente estado de dependência económica e financeira externa.
Enquanto dependermos de terceiros até para comer, nunca seremos verdadeiramente nem livres, nem dignos das nossas condições naturais e da reafirmação no mundo como país soberano e independente, respeitável no Concerto das Nações.
O nosso Governo deve ser capaz de mobilizar toda a sociedade, em particular, as mulheres e os jovens, de modo a garantirmos a auto-suficiência alimentar num curto espaço de tempo.
Por isso, mobilize-mo-nos todos para, nos próximos 365 dias, com «mão-na-lama», sermos capazes de produzir aquilo que queremos consumir e não consumir apenas aquilo que nos é oferecido.
Lanço aqui um vibrante apelo e desafio a todas as guineenses e a todos os guineenses para que, em 2016, produzamos na Guiné-Bissau as 80 mil toneladas de arroz que importamos anualmente, evitando assim a importação, que mais não é do que oferecer de bandeja as riquezas que tanta falta fazem ao país e ao nosso povo.
Façamos de 2016 o ano de produção de arroz!
Se aceitarmos este desafio – porque estamos plenamente convencidos de estarmos a altura de o vencer, como prova a grande produção de arroz realizada pelas nossas gloriosas forças armadas em Bidinga Na Nhasse e em Fã Mandinga – a vida da nossa população, particularmente das mulheres e dos jovens, conhecerá, seguramente, dias melhores.
  • Caros Compatriotas,
A Guiné-Bissau, “Nossa Pátria Amada” – uma dádiva dos nossos gloriosos Combatentes da Liberdade da Pátria – não é uma ilha isolada do resto do mundo.
Estamos inseridos num mundo confrontado com um fenómeno assustador, atentatório à liberdade e à segurança dos cidadãos e que não conhece fronteiras: refiro-me ao terrorismo internacional, cujas acções não deixam ninguém indiferente.
O terrorismo transformou-se numa ameaça global que interpela a todos os cidadãos do mundo. Por isso, o terrorismo merece uma resposta global, de todos os cidadãos do mundo.
Aproveito esta ocasião para manifestar a minha solidariedade para com todas as vítimas desse flagelo, particularmente as vitimas mais recentes – na Nigéria, em França, no Mali, no Niger, nos Camarões, no Tchad e na Rússia – e assegurar ao mundo que a população e as Forças da Defesa e Segurança da Guiné-Bissau estarão vigilantes e não permitirão que a pátria de Amílcar Cabral e dos Combatentes da Liberdade da Pátria seja um refúgio dos que cega e gratuitamente procuram causar mais dor e mais sofrimento a inocentes, actos radicalmente contrários às liberdades, à dignidade e à vida humana.
  • Caros Irmãos e Irmãs Guineenses,
Tudo quanto sonhamos para nós e para os nossos filhos ainda está ao nosso alcance.
Temos razões para acreditar que este Ano que agora começa vai ser o ano do virar de página, o ano do reencontro entre irmãos desavindos, para juntos conjugarmos esforços que permitam almejar resultados com impacto positivo imediato no dia-a-dia e na vida das nossas populações, particularmente as camadas mais vulneráveis, garantindo-lhes acesso aos serviços sociais de base como a comida, a saúde e a educação.
Exige-se apenas de cada um de nós, mulheres e homens guineenses, um esforço suplementar de vontade para pôr de lado aquilo que nos divide, valorizar o que nos une e visar o nosso bem comum, reforçar a credibilidade e a força das nossas instituições políticas e garantir a unidade e a reconciliação nacionais.
É imbuído dessa confiança em nós mesmos e no nosso futuro, que vos asseguro que sim, temos condições para vencer os desafios que se nos apresentem no decurso do Novo Ano de 2016.
  • Um Feliz e Próspero Ano Novo a todos!
  • Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e ao seu povo!

DITADURA DO PROGRESSO: BANDIDASCO PASSA NA GUINE BISSAU, IDRISSA DJALÓ RE...

DITADURA DO PROGRESSO: BANDIDASCO PASSA NA GUINE BISSAU, IDRISSA DJALÓ RE...: O Idrissa Djaló, aquele IDRISSA PUN, PUN’GHANA, que se notabilizou nas intrigas políticas , disse ontem, em reacção a conferência de impr...

BANDIDASCO PASSA NA GUINE BISSAU, IDRISSA DJALÓ RECEBE DOIS MILHÕES PARA INSULTAR JOMAV

O Idrissa Djaló, aquele IDRISSA PUN, PUN’GHANA, que se notabilizou nas intrigas políticas, disse ontem, em reacção a conferência de imprensa dos militantes e dirigentes do PAIGC, que "O Presidente tem graves deficiências" QUEM NÃO AS TEM, SOBRETUDO AQUELE QUE DIZIA SER SOCIO DA ELF E QUE SE TORNOU NUM ACTOR PASSIVO E MARIONETE DA POLITICA DE TERRA QUEIMADA DE DSP?


Senhor Djalo, líder do PUN, um partido extra-parlamentar, com 460 militantes, que nunca se notabilizou na vida política guineense, por ser conhecido como um fanfarão e fala-barato. Um ilusionista que marcou pela negativa o tão propalado ESTADOS-GERAIS, que só falhou, devido as suas incoerências e perfil de mentiroso. Senhor Idrissa Djaló de PUN, o senhor fala muito e só provoca ruídos, para desviar as pessoas do essencial.

Querem travar o processo de libertação/recuperação do PAIGC das garras do DSP?

Que ardilosos, senhor Malandro do Partido sem militantes.

No dia em que a justiça começar a funcionar, em pleno, vão todos ser irradiados da cena política guineense, porque são dos dirigentes políticos que não fazem congressos, porque receiam ser corridos.  

IDRISSA DI PUN, BANDIDU MAL.
KIL-BIAS NA LUTA PA KURU DI CAMARA DI COMERCIO, CONTRA BRAIMA CAMARÁ I BAI TOMA 700 (Setecentos) MILIONS NA TESOURO PUBLICO,                               MA SUMA I VIGARISTA I BAI SUGUNDI, NA SENEGAL, MAS DI METADI DI DINHERO. BANDIDO.
Aqui fica a denúncia pública contra este VIGARISTA IDRISSA DJALÓ DE PUN.-

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

DSP QUER REFUNDAR O PARTIDO E RETIRAR A LETRA C DA SIGLA DO PAIGC.

As Palavras de Ordem do partido, sabiamente concebidas por Amílcar Cabral, deixaram de ter o seu espaço e peso neste PAIGC de Domingos Simões Pereira.


Resgatem o PAIGC. Os Veteranos não devem ficar indiferentes, nem os Combatentes da Liberdade da Pátria e tão-pouco os Antigos Alunos da Escola Piloto.


 Se a nossa JAAC dorme ou está manietada pelo dinheiro do DSP os outros não podem ficar indiferentes e fazer de conta que “NHA BOKA KASTA-LA”, embora o nosso Califa Seide tenha perdido a face, sucumbindo-se ao dinheiro do Tesouro que chegou as suas mãos via DSP.  É MA DINHERO KA BALI. Que pena mesmo…. QUEM DIRIA QUE O Califa havia de pactuar com corrupção! Todos têm a responsabilidades de libertar o PAIGC das garras do Domingos Simões Pereira. Foi bom ter havido grupo de dirigentes e militantes que se posicionaram, denunciando os males que o ainda líder do PAIGC vem causando ao partido, pela sua conduta viciada de corrupção e de outros males contrários aos princípios do partido.

 Os dirigentes e responsáveis do PAIGC não podem estar tranquilos, sabendo que o partido está mal entregue. 

É caso para dizer tanta luta, tanto martírio e tantos sacrifícios para que o partido venha a desgastar e desaparecer nas mãos de um político infantil. 

DSP não tem responsabilidades. Aproveitou e salteou os cofres de Estado, para hoje acumular muito dinheiro, além de entradas ou proveniências obscuras.

Esperemos que os Camaradas vão pôr vergonhas de lado, para salvar o glorioso PAIGC, porque é agora, antes que seja tarde, porque os planos do DSP são para REFUNDAR O PARTIDO E RETIRAR A LETRA C DA SIGLA DO PAIGC.

LIBERTEM O PAIGC DAS MÃOS DO DSP , leiam: o artigo do Emplatro

 http://7ze.blogspot.com/2015/12/futuro.html

Futuro?

Qualquer solução implicará o PAIGC? Qual PAIGC? O passado não basta, para aferir o que o PAIGC tem a oferecer? Intermináveis lutas intestinas pelo poder de um Estado parasitário? Domingos Simões Pereira não possui aparentemente qualquer sentido do ridículo (nem de política, não percebendo que este não passa de um discurso da frustração, assinalando nova derrota), no que é acompanhado por Cipriano Cassamá, parecendo ambos apostados em promover a má imagem de um pais sem rei nem roque, nas mãos de autocratas irresponsáveis. A inevitabilidade de novas eleições é um facto adquirido. A actual distribuição da Assembleia perdeu toda a correspondência com qualquer legitimidade.

Publicada por 7ze pelas 17:11

DSP O CANGALHEIRO DO PAIGC

OBRIGADO EMPLASTRO:  http://7ze.blogspot.com/2015/12/o-cangalheiro-do-paigc.html

Que escreve: O cangalheiro do PAIGC

A RFI intitula «PAIGC em guerra aberta» uma entrevista a Aristides Ocante da Silva, porta-voz dos contestatários que exigem a demissão imediata do Presidente do Partido, a quem acusam de nepotismo, enriquecimento ilícito e divisionismo, para além de responsável directo pela actual crise política. «Está a conduzir o Partido para uma situação caótica, em que a própria sobrevivência do Partido poderá estar em causa».

Foram as próprias bases do Partido que entenderam que Domingos Simões Pereira representa um «perigo enorme». «Há que parar e repensar o Partido. DSP deve demitir-se para que o Partido se reencontre». Aristides Ocante da Silva antecipa ainda um grave desaire no próximo pleito eleitoral, se o PAIGC continuar a ser gerido como propriedade privada do seu Presidente, a quem acusa igualmente de utilizar fundos de proveniência duvidosa para aliciamento e compra de consciências, a um nível nunca antes visto.

Mais incisivo ainda, neste contexto, se revela o editoriald'«O Democrata», que, num tom apocalíptico intitula o actual cenário como «Colapso Final». «O descomando, a falência da liderança visionária devido à anarquia vigente, o gritante défice de edifício institucional, levarão sem sombra de dúvida o PAIGC rumo ao colapso final» ou «o PAIGC está “doente” e refém de um sistema caduco, ultrapassado e contaminador. Nenhuma reforma, seja qual for a visão que tiver na base, terá sucesso com este partido onde reinam bajulação, intrigas, arte de mentir, incompetência. É hora de todos os guineenses, independentemente da cor partidária, pertença étnica ou religiosa, terem a coragem de responsabilizar este “gerador” de anarquia, de clientelismo, nepotismo e manipulação, pelo pesadelo que tem vindo a impor ao mártir povo guineense através de manipulação e corrupção de palavras.»

«A autodestruição será a única via da reforma». Lacónico.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

DSP EM FUGA, REFUGIA-SE NA SEDE DO PAIGC, ONDE SE BARRICOU

DOMINGOS SIMÕES TEM ÓDIO VISCERAL AO BRAIMA CAMARÁ E PROMETE FICAR DE VIGÍLIA NA SEDE DO PAIGC, ONDE SE FOI REFUGIAR, POR RECEIOS A VIDA DISSE FONTE PRÓXIMA DESTE PEQUENO LIDER-SINHO INFANTIL – FORTI CABEÇA DI BACA. NÃOOO DSP MISTI COLA NA PODER, SOM PA I BUSKA BUNDA DI BINHALÉ- FIGA-CANHOTA.


KUMA CABEÇA DI DIMINGO SIMOM LANTA-MAS I RABIDA I STA SUMA DUDU. FORTI ALGUIM KU COLA NA PUDER. NHU DIMINGO CABEÇA LANTA PA FORÇA DE NERVOS. I DUDO-DJA COMPLETAMENTI.
 DIMINGO NA DANA PAIGC PA KABA, SOM PABIA I MEDI ALGUNS DIRIGENTIS, É MA BANDIDASCO PASSA. SOM PA I BAI MAMA SI KADERA LA NA SEDENGAL.


O PAIGC TEM DE CORRER COM DSP E SEUS BANDOS DE CORRUPTOS, MENTIROSOS E INTRIGUISTAS SALTEADORES DE DINHEIRO DE POVO. DSP TEM PASSADO DI MAMA TAKO I DI TRAFICO DE INFLUENCIA. 

DSP BANDIDO-MAL.

OBRIGADO Doka Internacional- O DENÚNCIANTE deniferreira2009@gmail.com :  Governo, do KOTA CARLOS CAÍREZA, A CONSTITUÍÇÃO ...

Doka Internacional- O DENÚNCIANTE deniferreira2009@gmail.com :  Governo, do KOTA CARLOS CAÍ
REZA, A CONSTITUÍÇÃO ...
:  Governo , do K OTA CARLOS CAÍ REZA, A CONSTITUÍÇÃO DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU NO Artigo 104º 1- Acarreta a demissão do Governo : ...

OBRIGADO Doka Internacional- O DENÚNCIANTE POR ESTE ARTIGO :  O valor da abstenção Em abstracto,a abstenção do...

Doka Internacional- O DENÚNCIANTE deniferreira2009@gmail.com :  O valor da abstenção
Em abstracto,a abstenção do...
:   O valor da abstenção Em abstracto, a abstenção do Deputado  pode ser considerada sob uma de três dimensões: como voto negativo, como...

O PRESIDENTE DO PAIGC NÃO PARA DE MENTIR E DE INTRIGAR NO SEU BLOG PROGRESSO NACIONAL

AS MENTIRAS DO PROGRESSO NACIONAL E DSP

A ESTRATEGIA DO DSP E DO SEU BANDO JÁ É VELHA


Sempre que alguém reage ao infantilismo político do Engº Domingos Simões Pereira, o seu bando reage, procurando contrariar e defender mo pequeno lider, mentindo, insultando a tudo e todos, para enganar a grande massa do povo guineense. Contudo, hoje em dia, já não enganam muitos dos guineenses.
O Domingos Simões Pereira vem prestando um mau serviço ao PAIGC, intrigando, mentindo e dividindo cada vez mais o grande partido da Nação guineense.
Tem sido pratica mentirem, difamando e caluniando todos aqueles que directa ou indirectamente faz coisas contra o pequeno líder Simões Pereira

Desde ontem aprofundaram o nível de ataques e de intrigas contra o Braima Camará, por este estar determinado a lutar ao lado de camaradas contra este estado de coisas no PAIGC, por temerem o pior para o partido histórico

.

Sistematicamente vem mentindo e falando de FUNPI como se o Braima Camará andasse com o cofre dos bancos, quando, na olta, quem sugou o dinheiro de FUNPI foi o I Governo corrupto do DSP.


O Braima Camará, na sua qualidade de Presidente da Câmara do Comercio, Industria, Agricultura e Serviços pediu várias vezes Auditoria às Contas do FUNPI, pedido este que eles não consideram, porque como tem muita apetência ao enriquecimento rápido e ilícito limparam todo o fundo do FUNPI. Contudo, os dirigentes do sector privado esperam que com o próximo executivo guineense haja mais rigor e transparência, devendo os sugadores de fundos irem responder na justiça.

    
Este bando de delinquentes que seguem o DSP fazem de tudo para tentar defender o indefensável – a queda do bandido-mor do DSP, ilusionista e vendedor de banha de cobra.


Domingos Simões Pereira faz de tudo para deturpar as verdades, impondo as mentiras e invencionices a grande massa dos guineenses, através dos seus canais de mentiras.

QUEM PODE MAIS, PODE MENOS. Lembram-se do Decreto inventado, com assinatura do Presidente da Republica? Só DSP e Progresso Nacional eram capazes de tamanha proeza e vigarice. A POUCA VERGONHA TEM LIMITES.
DSP É UM MENTIROSO NATO.


O PRESIDENTE DO PAIGC NA CORDA BAMBA OU A QUEDA ANUNCIADA

NO PAIGC A ONDA DE PROTESTOS SOBE
 DE TOM

DESTA VEZ, GRUPO DE DIRIGENTES E MILITANTES, PREOCUPADOS COM O MAU COMPORTAMENTO DOAINDA LIDER DO PAIGC, INSURGEM-SE CONTRA A LIDERANÇA DO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, DURANTE UMA CONFERENCIA QUE REUNIU CENTENAS DE ACTIVISTAS DO PAIGC INSATISFEITOS COM A FORMA COM QUE O MAIOR PARTIDO GUINEENSE EM SENDO DIRIGIDO ULTIMAMENTE.

Reunidos ontem no Hotel AZALAI, durante cerca de 30 minutos José Saico Baldé, indignado e dando a voz a centenas de camaradas do PAIGC, oriundos de diferentes quadrantes do pais, elencou os males e taras das actuações comportamentais do pequeno Líder Simões Pereira, que a par das acusações de delapidação de de fundos e de empobrecimento do erário publico, assumiu comportamento déspota e cleptocrático – admitindo corrupção desenfreada no sistema governativo da Guine Bissau.


O facto do pequeno Líder do PAIGC ter colocado e favorecido familiares e pessoas da sua relação e conveniência em posições elegíveis na lista de candidatos a deputados, em detrimento de camaradas com mais engajamentos e preparados politicamente, também foi apontado como um dos pontos de revolta e indignação.


A indignação subiu de tom, quando foi evocado as várias situações e casos, alguns fictícios, criados pelo Simões Pereira como pretexto para afastamento ou isolamento de figuras e referencias do partido de Amílcar Cabral – tal é o caso da Adja SATU CAMARÁ, BACIRO DJÁ, LUIS OLIVEIRA SANCA, TEODORFA INACIA GOMES, BRAIMA CAMARÁ, ABEL SILA GOMES, ARISTIDES OCANTE DA SILVA, para só referir estes, dado que a lista é longa – todos porque não agradam o pequeno líder do PAIGC, cuja politica consideram devastadora e com risco serio de fragilizar o partido, caso não for travado.


Neste particular ao pequeno líder Simões Pereira deram 24 Horas para abandonar a liderança do PAIGC, sob pena de ser corrido, de acordo com os mecanismos previstos estatutariamente.


O pequeno líder foi acusado de não respeitar os princípios basilares do PAIGC, que são princípios da Direcção Colectiva, Centralismo Democrático, Critica e Autocrítica, Servir o Partido e o povo, e jamais se servir do Partido para fins e interesses pessoais, o Combate ao sectarismo e exclusão de camaradas, a combate incessante contra o amiguismo, nepotismo e o favoritismo, etc.


Por outro lado e no tocante a esfera de governação denunciaram o Governo de DSP impingido ao ancião Carlos Correia, mas que herdou todos os detractores do Governo mais corrupto da Guine Bissau – o primeiro Governo do DSP, que tinha e mantêm vários negócios obscuros e encobertos. 

 
Foi pedido a Sua Excelência o Presidente da República, para usar de todas as prerrogativas constitucionais, caso o segundo Governo genuíno do DSP não se dignar a comparecer no dia 5 de Janeiro no parlamento guineense com novo programa, uma vez que o anterior foi chumbado na cara do Engº Domingos Simões Pereira. 

Todos determinados a Salvar o PAIGC



sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

DSP O MAFIOSO MANIPULADOR DAS MENTIRAS

O Domingos Simões Pereira, além de estar a brincar com povo, cria brigas que levem a desintegração ou enfraquecimento do PAIGC. A quem beneficia onda de expulsões e de suspensões ? 


Esta política de radicalismo esteve no cerne da não passagem da Moção de Confiança para o Ii Governo do DSP , impingido ou imposto ao ancião Carlos Correia. Nós acreditamos de que, se não houvesse certas situações e brigas ou lutas intestinais desnecessária  a moção de confiança não teria sido chumbada. 


Isto porque, sendo a ANP composto de  101 deputados em efectividade das funções seria preciso um número obrigatório de 50+1 votos para que o Programa fosse aprovado.  


Infelizmente, devido às políticas desastrosas e infantis encetadas por Domingos Simões Pereira e seus acólitos a famigerada Moção de confiança não conseguiu obter mais de 45 Votos, sendo 42 dos seus camaradas do partido. É de se lamentar  que o PAIGC tenha chegado a este ponto, devido à incapacidade do líder em mobilizar e fazer alinhar seus pares. 


Em termos críticos, podemos dizer que a ruidosa e estrondosa ABSTENÇÃO é a consequência mediata da arrogância e de falhas nas estratégias do líder doS libertadores. 


Neste particular, e na ressaca do digerir ou do ENGOLIR SAPO, o Domingos Simões Pereira fez fuga em frente, só FAZER DE CONTA QUE O PROGRAMA NÃO CHUMBOU, cantando vitórias nos blogues que criou e paga para exaltarem suas acções e pensamentos . É no mínimo ridículo e absurdo, pois que a teimosia, burrice é pouca vergonha tem limites.

Que repercussão ou dano à abstenção dos seus camaradas provocaram no PAIGC, por conta das políticas erradas ou liderança agressiva e intolerante do DSP? Não será que deu ouvidos ao seu amigo Fernando Delfim da Silva, que, nas suas análises encomendada ou emissão de opiniões para render serviços, terá dito acreditar que o DSP conseguirá disciplinar o partido e que tem condições para se impor e liderar o partido. Isso é pura ilusão, porque se o DSP se dispusesse a analisar o percurso ou trajecto político do seu amigo pseudo-analista politico não se teria convencido da sua grandeza, quando é muito infantil politicamente.

A este propósito, convenhamos que o Fernando Delfim não tem qualidades de um bom político, ou de um político bem sucedido. Ele é um fracasso. Uma nulidade, ou seja Zero. Já alguma vez se dispôs a perguntar-lhe quantas vezes já se mudou de partidos e de posições?

Esqueça os Delfins, Agnelos e os Manecas, etc, que te levam à perdição. 

Um conselho: repense sua vida política e faça um "restart", para se livrar dos diferentes e sucessivos bloqueios que o leva a perdição. Sobre este e mais assuntos vamos ter tempo de aprofundar.

Voltando a ABSTENÇÃO. 

Como afirmar que a constituição é dúbio em matéria de abstenção, por isso o Programa está aprovado? Não entra nisso e tão-pouco vá por essa via. O Programa foi reprovado infelizmente. 


Por outro, se abstenção não significa uma recusa ou negação, como pode ser, então um sim ou uma aceitação ???


Pare e pense neste resultado insatisfatório, embora quisesse que fosse satisfatório. Essa era a sua vontade, mas infelizmente foi o chumbo. 


Paciência DSP, já engoliste o sapo, agora tens de digerí-lo.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Doka Internacional- O DENÚNCIANTE deniferreira2009@gmail.com : AoExmo. Sr. Professor Doutor Eng. Juiz DSPpelos v...

OBRIGADO DOKA INTERNACIONAL, OS MEUS LEITORES E VISUALIZADORES AGRADECEM, MAIS ESTA PUBLICAÇÃO :



Doka Internacional- O DENÚNCIANTE deniferreira2009@gmail.com : AoExmo. Sr. Professor Doutor Eng. Juiz DSP
pelos v...
: Ao Exmo. Sr. Professor Doutor Eng. Juiz DSP pelos vistos, não percebes nada disso, ou se trata de pura demagogia e malabarismo de se...

Ao
Exmo. Sr. Professor Doutor Eng. Juiz DSP

pelos vistos, não percebes nada disso, ou se trata de pura demagogia e malabarismo de sempre.

Contagem decrescente, apenas tem catorze dias para apresentar o Programa de Governo do Eng. Carlos Correia. 

Difunto i de cabanta 

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU 


ARTIGO 104° 
1 - Acarreta a demissão do Governo: 
a) O início de nova legislatura,
 b) A não aprovação pela segunda vez consecutiva do Programa do Governo; 
c) A aceitação pelo Presidente da República do pedido de demissão apresentado pelo Primeiro-Ministro; 
d) A aprovação de uma moção, de censura ou não aprovação de uma moção de confiança por maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções; 
e) A morte ou impossibilidade física prolongada do Primeiro-Ministro. 

2 - O Presidente da República pode demitir o Governo em caso de grave crise política que ponha em causa o normal funcionamento das instituições da República, ouvidos o Conselho de Estado e os partidos políticos com assento parlamentar.

 

Doka Internacional- O DENÚNCIANTE deniferreira2009@gmail.com : DSP NA BOLTIA BOLTIA, MA KILA GORA ICA MECINHO DI ...

Doka Internacional- O DENÚNCIANTE deniferreira2009@gmail.com : DSP NA BOLTIA BOLTIA, MA KILA GORA ICA MECINHO DI ...: DSP NA BOLTIA BOLTIA, MA KILA GORA ICA MECINHO DI CAMBA MAR   É bem normal haver sentimentos de raiva e de impotência depois da não ap...

É bem normal haver sentimentos de raiva e de impotência depois da não aprovação do Programa de um Governo de DSP, camuflado ou incarnado pelo Carlos Correia,
 
Nós lamentamos e imaginamos a amplitude da dor e dissabores do DSP em digerir mais esta derrota. 
Ele, o DSP, sabendo da sua derrota ontem chamou seus pares que arquitectaram um plano de FAZER DE CONTAS QUE O PROGRAMA NÃO CAIU.
OPINIÃO: O DSP CONTINUA A UTILIZAR A CÚPULA DO PAIGC PARA FOMENTAR DIVISÕES E CONFLITO NA GUINÉ- BISSAU
 
DSP continua a  utilizar a cúpula do PAIGC para fomentar divisões no partido e incentivar a guerra  na Guiné-Bissau, indo contra as normas democráticas e contra as leis da República. 
 
A contenção devia ser um imperativo nesta hora de mágoa e de frustração do DSP E SUA GENTALHAS. CONTUDO, A DESPEITO DE TUDO CONTINUA LUDIBRIAR E ENGANAR E CONFUNDIR A GRANDE MASSA DOS MILITANTES DO PAIGC.
 
Ignorando que a liberdade de expressão implica deveres e responsabilidades e é nesta base que os seus dribles e mentiras tem de ser limitado, senão contido.
 
DSP tem faltado seus deveres e responsabilidades para com os diversos responsáveis do partido.  
 
DSP Tem faltado a verdade recorrentemente, usando e tentando manipular O POVO GUINEENSE, através dos blogues progresso nacional e ditadura do consenso.
 
Os deveres dos meios de comunicação, proprietários, editores e jornalistas, são postos de lado na sua missão de relatar a CLEPTOCRACIA (sistema que admite corrupção no seio do Governo e de estruturas afins).
Fomentam ódios e violência para garantir que o mestre de máfia e chefe do bando não seja contrariado.
 
DSP continua a promover o derramamento do sangue na Guine Bissau a partir dos blogues que criou e contratou. DSP devia aprender a lição do político Português, Passos Coelho, que depois de ter si afastado, resignou-se ao papel de opositor na ANP. Bai randja tarbadju bu para muntrusndadi DI FACI DI CONTA KUMA PROGRAMA DI GOVERNO KA KAI. 
ÉS PROGRAMA GORA, KILA KAI-KONHÓS, TOK I BIDA-DJA KASSISSA. 
 
EM VEZ DE EXPLICAR DIREITINHO AO PAIGC E AO POVO O QUE FALHOU, TENTA MAIS UMA VEZ ILUDIR OS QUE CEGAMENTE O SEGUEM.

GUINÉ-BISSAU MADEM-G15 A BEIRA DE MAIORIA CONFORTÁVEL

O COORDENADOR DO MADEM-G15, BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO - O ESCOLHIDO E FAZEDOR DE CONSENSOS VEM SUBINDO CADA VEZ MAIS NA CONSIDERAÇÃO DOS GUI...